domingo, 29 de novembro de 2009

Apologia a Violência na Imprensa

Mais uma rodada do campeonato acaba de se encerrar. Começa a sessão programas esportivos. Se no passado não bastasse os comentários de conteúdo duvidoso, agora os jornalistas “profissionais” estão indo para um caminho inaceitável: a promoção da viloência justificável. Após os recentes pronunciamentos lamentáveis do também dirigente “profissional” Beluzzo dizendo que deveria dar uns tapas nos juiz de uma partida do seu time, Palmeiras, esta semana o comentarista da TV Band, Neto, comentou após uma partida do Fluminense pela Copa Sul Americana que a violência que o time brasileiro recebeu deveria ser respondida na “porrada”, em suas palavras. Para completar, o apresentador da TV Bandeirantes, Milton Neves, volta ao tema da apologia de bater em um torcedor que invade o gramado, perguntando ao comentarista da sua TV se uma pessoa que invade o campo “Não tem mesmo é que apanhar”, o que é veementemente apoiado por pelo ex-arbitro e comentarista "profissional" Roberto de Godói.

Como profissionais estes indivíduos deveriam agir com um estrito senso de ética profissional sendo supervisionada pela TV Bandeirantes. A liberdade nos traz a responsabilidade pelos nossos próprios atos. É muito mais difícil viver numa sociedade livre do que numa sem estes direitos fundamentais. Infelizmente vemos alguns setores usando desta liberdade para criar formas de entretenimento pouco responsável.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Instituto na Folha

Ontem estivemos na Folha de S. Paulo e fomos recebidos pelo diretor de redação Otavio Frias Filho e pela editora do Painel Renata Lo Prete. Durante o encontro, conversamos sobre a criação do Instituto e apresentamos os projetos que estamos desenvolvendo.
Vejam a nota publicada no Painel sobre nossa visita.


Visita à Folha. Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Fabio Magalhães, conselheiro do instituto, e Ana Trigo, assessora de imprensa.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projetos Instituto Vladimir Herzog

São apenas 4 meses de vida desde o nosso lançamento, mas com a união de muitas pessoas vários projetos começam a tomar forma. Estes são alguns que já podemos ter a honra de dizer que estão ou em andamento ou em fase final de desenho:

Guia de Jornalismo Público

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Edição Fac-símile Jornal-Ex

Prêmio Vladimir Herzog de Anista e Direitos Humanos

Site Prêmio Vladimir Herzog - Digitalização acervo

Projeto CEM

Curso de Extensão Universitária em Jornalismo

Espaço Vladimir Herzog - Revitalização com Ruy Ohtake

Precisaremos buscar o apoio da iniciativa privada para alguns deles (como o último). É desta maneira que estamos trabalhando na direção de cumprir com a nossa missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o Direito à Justiça e o Direito à Vida.

E muito mais esta por vir...


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Censura à Liberdade de Educação

A expulsão da aluna da UNIBAN é um exemplo triste do poder da mídia, onde um fato bizarro toma proporções inimagináveis graças a "liberdade" de imprensa, julgando a pessoa e condenando-a. Inúmeros programas jornalísticos deram enorme destaque ao caso, mostrando-o mais uma vez de uma maneira sensacionalista para "vender" entretenimento ao invés de informação aos seus ouvintes, leitores e telespectadores. Este é o jornalismo na sua pior forma. Este é um dos maus usos da universalização do acesso à informação. A irresponsabilidade. A falta de ética e códigos de conduta profissionais. É também um exemplo incrível do que é a escola hoje em dia que colocada em uma situação inusitada, prefere expurgá-la ao procurar exercer seu papel: o de debater e educar. Ainda há tempo para a UNIBAN. Reflita. Retome seu papel e seja solidária a quem vocês devem ser: seus alunos. Estejam do lado de quem fazem a universidade. E vamos sim banir aqueles que procuram criar histórias mesmo que isto custe a vida de uma pessoa.

por: Ivo Herzog

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estudantes recebem de Serra Prêmio Jovem Jornalista



No último dia 26 os estudantes Marcelle, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e os estudantes Leandro e Renato da Universidade Mackenzie receberam das mãos do Governador José Serra os certificados de vencedores do I Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Também ficaram conhecendo seus mentores no trabalho de realização das matérias. Marcelle terá a orientação do jornalista José Hamilton Ribeiro para a realização da pauta "O uso de agrotóxicos e os suicídios em Fátima do Sul" e os estudantes do Mackenzie terão a orientação do jornalista Dácio Nitrini e colaboração da jornalista Mônica Bergamo que se apaixonou pela pauta proposta por eles ("Quanto vale um egresso").
Ambos os grupo desenvolverão seus trabalhos, que ainda contam com a participação de um professor das respectivas faculdades, nos próximos seis meses sob o patrocínio do Instituto Vladimir Herzog e seus parceiros.