terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fechamento de 2010


O Instituto Vladimir Herzog fecha 2010 com muitos projetos em andamento. 

Tivemos a conclusão do primeiro prêmio para Jovens Jornalistas que foi um grande sucesso. A segunda edição (2010/2011) teve 3 vezes mais inscritos que a primeira. E as matérias realizadas tiveram grande repercussão na imprensa.

Um ponto alto deste ano foi a publicação da edição fac-símile do jorna Ex-. Este projeto acabou sendo a semente de um outro projeto muito maior e desafiador: Resistir é Preciso – o projeto que vai contar a história da imprensa que resistiu à ditadura no período de 1964 à 1979. Iremos produzir documentários para a televisão, livros, material de pesquisa, montar um portal na internet com vasto material em imagens, vídeo e áudio. Tudo isso a partir da recuperação (pela digitalização e microfilmagem) dos jornais de banca, da clandestinidade e que eram editados no exterior pelos nossos exilados políticos. Agora em janeiro começaremos a filmar uma série de 50 depoimentos daqueles que fizeram este capítulo da nossa história.
Estivemos em universidades falando de jornalismo e liberdade. Estamos ampliando este programa de aproximação com os jovens. Planejamos ter o primeiro curso de extensão universitária em jornalismo investigativo já no primeiro semestre de 2011.

O Prêmio Vladimir Herzog vem se fortalecendo. Pela primeira vez tivemos um concurso para a escolha do cartaz para sua divulgação. Tivemos o apoio de grande empresas que nos permitiram dar um suporte maior para os jurados e profissionalizar a cerimônia de premiação. Mais novidades já estão desenhadas para a sua 33a edição.

Celebramos o primeiro ano do Instituto com um concerto inesquecível na Sala São Paulo. Maestro João Carlos Martins, Fafá de Belém e Bateria da Escola de Samba Vai-vai trouxeram a união e alegria do clássico com a nossa mais pura música brasileira. A Sala lotou.

2011 está chegando. Muitos novos desafios para todos nós. Um governo novo após oito anos. Temos certeza que será um ano de muitas realizações.

Feliz 2011 !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário