sexta-feira, 2 de março de 2012

Nota de Repúdio dos Cineastas

Nós, cineastas brasileiros, expressamos a nossa preocupação com as frequentes manifestações de militares confrontando as instituições democráticas e o próprio estado de direito. Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de conhecer o que foram os 21 anos de ditadura militar instaurada com o golpe de 1964. É preciso que a Comissão da Verdade, instituída para esclarecer fatos obscuros daquele período, em que foram cometidas graves violências institucionais, perseguições, torturas e assassinatos, tenha plenas condições e apoio para realizar essa tarefa histórica.

Repudiamos os ataques desses setores minoritários das Forças Armadas brasileiras, que de forma alguma irão obstruir as investigações que se iniciam. E  como cidadãos, desejosos de justiça, pedimos que os militares responsáveis por essas afrontas ao estado de direito sejam severamente punidos.

João Batista de Andrade
Roberto Gervitz
Lucia Murat
Manfredo Caldas
Luiz Carlos Lacerda
Jaime Lerner
Hermano Penna
Helena Solberg
Luiz Alberto Cassol
Renato Tapajós
Geraldo Moraes
Laís Bodansky
Luiz Bolognesi
Silvio Da Rin
Toni Venturi
Joel Zito Araujo
Reinaldo Pinheiro
Rosemberg Cariri
André Kloitzel
Ariane Porto

Um comentário:

  1. Sim, todo brasileiro tem o direito de saber o que foi a ditadura militar no país, principalmente as novas gerações, vítimas da herança dessa fase tenebrosa. Vale a pena fazer uma reflexão sobre o "legado" da ditadura para a educação brasileira, relembrando a extinção dos Ginásios Vocacionais e de toda pedagogia avançada. De lá para cá o sistema educacional não conseguiu se livrar do autoritarismo, as escolas parecem presídios e os alunos são expulsos a rodo, até na rede particular: http://educaforum.blogspot.com/2012/03/quanto-custa-uma-expulsao-da-escola.html. No aspecto pedagógico, a nossa escola retrocedeu ao século XIX: http://educaforum.blogspot.com/2012/02/escola-mata-criatividade.html. Enquanto o aluno não for considerado sujeito de direitos, a educação brasileira vai continuar no marasmo.

    ResponderExcluir