quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Instituto Vladimir Herzog lança “Os cartazes desta história”, livro que reúne manifestações políticas da América Latina em prol dos Direitos Humanos





Obra é parte do projeto “Resistir é Preciso...”, que resgata a memória da resistência contra a ditadura

No próximo dia 6 de Novembro, terça-feira, o Instituto Vladimir Herzog lançará o livro Os Cartazes desta História, uma compilação de 300 manifestações visuais – cartazes, documentos e fotografias –  contra regimes ditatoriais e violações dos direitos humanos nos vários países da América Latina. O coquetel de lançamento, aberto ao público, será na Livraria Cultura (Avenida Paulista, nº 2073), a partir das 19h, com a presença de Vladimir Sacchetta, José Luiz Del Roio e Ricardo Carvalho, autores da obra, e de Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.

Com destaque para a resistência contra a ditadura no Brasil (1964-1984) e a rearticulação da sociedade civil depois da Anistia de 1979, os cartazes retratam denúncias e solidariedade dos brasileiros em face da situação no País e também nas nações vizinhas que viviam sob a intervenção militar.
A obra é divida em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, Trabalhadores e Estudantes, Solidariedade e Mortos e Desaparecidos.

Organizada pelo jornalista Vladimir Sacchetta e com projeto gráfico de Kiko Farkas, a edição conta com um ensaio de Chico Homem de Melo, professor da FAU-USP e autor de artigos e livros sobre design gráfico. A publicação tem o patrocínio da Sabesp, por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Os Cartazes desta História é mais uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog no âmbito do projeto Resistir é Preciso..., idealizado pela entidade, que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa contra a ditadura, período em que inúmeros profissionais do meio jornalístico foram presos, torturados e assassinados. A obra segue os padrões do livro As Capas desta História (2011), patrocinado pelo BNDES, em que o destaque foram as publicações da imprensa alternativa e clandestina brasileira, produzidas por jornalistas (muitos deles exilados) entre 1964 e 1979. Integra também o projeto a coletânea de 12 DVDs Os Protagonistas desta História, patrocinada pela Petrobras, com depoimentos de 60 jornalistas e “fazedores de jornais” que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época.

Lançamento: Os cartazes desta história
Quando:
6 de Novembro, terça-feira
Horário: a partir das 19h
Onde: Livraria Cultura - Avenida Paulista, 2073, São Paulo (SP)



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
CDI Comunicação Corporativa
Mauricio Pizani 3817-7957 / mauricio@cdicom.com.br
Mariangela Morenghi 3817-7946 / mariangela@cdicom.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário