quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Transmissão ao vivo na Câmara Municipal de São Paulo - Sala Oscar Pedroso Horta


O Júri trabalhará na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo e o anúncio dos vencedores será na futura Praça Vladimir Herzog

Na próxima quarta-feira, dia 10 de Outubro, das 10 às 15 horas, os representantes das 11 instituições promotoras do “34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos” definirão os vencedores deste ano.

A solenidade de premiação acontecerá dia 23 de outubro (terça-feira), às 19h 30, no TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo. São 9 categorias : Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial (todas as midias) que, neste ano, teve como tema “Criança em situação de rua”.

A edição 2012 do Prêmio recebeu inscrição 545 trabalhos , recorde de toda a sua história. A reunião do júri será transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara: www.camara.sp.gov.br (clicar no link “auditórios online”) .

A divulgação oficial dos vencedores acontecerá na atual Praça Divina Providência (Rua Santo Antonio com Praça da Bandeira) , atrás do Palácio Anchieta, rebatizada como “Vladimir Herzog “ por iniciativa da Comissão da Verdade da Câmara.

Até Dezembro, a praça estará em obras para acolher três trabalhos do artista Elifas Andreato : a escultura “Vlado Vitorioso“ em bronze , medindo 2,20m de altura, a réplica em tamanho grande do troféu entregue anualmente aos vencedores do Prêmio e a instalação de um mosaico reproduzindo a tela “ 25 de Outubro “, conhecida como “Guernica Brasileira”.

A inauguração dessa praça renovada e renomeada está prevista para 13 de dezembro, aniversário do Ato Institucional nº 5.

Prêmio Especial Vladimir Herzog 2012

Desde 2009, a Comissão Organizadora indica um jornalista para ser agraciado com oPrêmio Especial pelos relevantes serviços prestados à causa da Democracia, da Paz, da Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, concebido em 1978, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso. Neste ano, em caráter excepcional, foram indicados dois grandes nomes da imprensa brasileira: Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto.

Professor e escritor, o nome de Alberto Dines é um ícone da profissão por conta de sua integridade e compromisso com a verdade. Com atividade contínua ao longo de 60 anos nos principais jornais do país, criou, em 1996, o site Observatório da Imprensa - primeiro noticiário de análise e crítica da mídia no Brasil, com espaço aberto a discussões com jornalistas e universitários. Lúcio Flavio Pinto é hoje um dos jornalistas mais perseguidos por conta de sua trajetória corajosa e das denúncias que faz à frente do seu Jornal Pessoal (PA). Respondendo a inúmeros processos judiciais diante da censura que lhe é imposta pela justiça do Pará, segue lutando, de forma exemplar, para manter uma publicação independente que contraria interesses hegemônicos.


Organização, patrocínio e apoios

A 34ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovida e organizada por 11 instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Contando com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Câmara Municipal de São Paulo, a edição deste ano tem o patrocínio da Petrobras, Banco do Brasil e Souza Cruz.

SERVIÇO
34º PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG DE ANISTIA E DIREITOS HUMANOS

Reunião do Júri de premiação
10 de outubro, quarta-feira, das 10 às 15h
Câmara Municipal de S. Paulo / Sala Oscar Pedroso Horto
Sessão pública com transmissão ao vivo

Divulgação dos vencedores  
10 de outubro, quarta-feira, 15h
Praça Divina Providência (Rua Santo Antonio com Praça da Bandeira )
Solenidade : Apresentação da futura “Praça Vladimir Herzog “ por iniciativa da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.

Solenidade de premiação
23 de outubro, terça-feira, 19h30
TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo
Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário